terça-feira, 17 de março de 2009

crack (português & deutsch)


Segunda-feira dez horas da manhã passo quase que apressado pelo Terreiro de Jesus, na entrada de uma das

 muitas igrejas uma cena inigualável, eram vinte ou até mesmo trinta, não quis contar, quis era sacar a minha máquina fotográfica e registrar aquela cena intragável, vinte a trinta corpos humanos

 aninhados a alguns cachorros dormiam um sono quase inocente no frescor do mármore do adro da igreja.

Não precisava perguntar, em

 alguns anos de visitas à minha cidade natal, tenho acompanhado o declínio e a corrosão feita pelo crack a tomar conta da cidade e amenizando a miséria de muitos.

Do meio do terreiro veio mais um, este quase acordado a querer me proibir de registrar a miséria, não me deixei abalar, não tive medo, ele queria sim um dinheiro, me cobrar um imposto sobre o

 registro, não dei, não por mesquinharia, muito por saber como este dinheiro iria ser transformado em mais uma pedra de crack.

Assim tenho acompanhado a Bahia, o crack a corroer corpos, almas e futuros. Gerações se degenerando. Turistas passam, os nativos já nem se chocam.

 Eu a me entristecer em vê-los a viver do lixo, dormindo no chão duro, mendigando reais para anestesiar um pouco mais o dia-a-dia miserável.


*

Terreiro de Jesus, Montag, 16.09.03, 10:00, beim vorbei gehen sehe ich die Szene, die mich so schockt. 20 bis 30 Menschen, schlafend, fast unschuldig. Unnötig zu fragen, den Grund weiss ich schon, es sind einige der so vielen Crackabhängige. Die noch den Rausch der vorherigen Nacht ausschlafen. In den letzten Jahren sehe ich immer wieder, immer mehr, junge Menschen, ohne Zähne, ohne Träume, ohne irgendwie eine Zukunft. Der Crack ist immer mehr präsent im Alltag, immer wieder muss ich sie sehen, Nachts jagend auf die Mülltöne der Mittlere Klasse, der Bourgeoise. Und die sieht es und tut es so als ob es nicht existiert. Keine Berührung. Nicht einmal Mitleid.

ich will fotografieren, dann kommt einer halb wach, halb noch irgendwo im Lalaland, will mir verbieten, will kassieren. Die Frage ist nur, wenn ich Zoll zahle, weiß ich doch dass es nicht zum Frühstück verwendet werde. Ich zeige keine Angst, ich sag ihm nur ich will nur dieses traurige Bild mit der Welt teilen. 


Um comentário:

  1. Oi, Miro, ói eu aqui, só hoje, pelo seu e-mail, soube deste seu novo espaço. Gostei dos posts da viagem, li vários. Comento neste: também ando horrorizada com a devastação que o crack anda provocando na nossa gente. A maioria gente pobre.
    Abração! Acho que vamos nos conhecer no final do mês, né?

    ResponderExcluir