sexta-feira, 21 de agosto de 2009

fábula nebulosa.1


nem mais me lembro direito dela toda, mas me lembro da moral da estória. era a minha fábula preferida, depois que vim morar em Berlin e que tenho cachorros - Fio pra quem não sabe é o segundo, por isso eu queria batizá-lo de PLANO B - que tenho a impressão de vivê-la quase que diáriamente.
era a fábula do velho, o menino e o burro; na verdade uma tragédia grega. mas uma metáfora de uma sociedade em que as pessoas se sentem no dever de se meter na vida dos outros.
se muito não me engano na fábula original só sobrevive o menino, sem avô nem o burro, sozinho no mundo, graças à lingua dos outros.
Fio está entrando na adolescencia, mesmo só tendo quatro meses completos. fase difícil em que ele quer me dar testa.
hoje voltando do passeio matinal, eu tentando tirar a atenção dele de outros cachorros, se não nada funciona! passa uma senhora por nós e solta uma lera. eu não contei até três, passei-lhe uma descompostura daquelas...
traduzindo do alemão, eu bradei:

- a senhora não tem mais o que fazer não, é???
vá tomar conta da sua própria vida... não lhe pedi conselho e nem lhe fiz pergunta alguma, ora merda, se quiser me dar conselho a senhora que vá comprar ração pro meu cachorro...

devo confessar que neste momento tive de parar porque eu práticamente estava babando que nem cachorro raivoso!

devo também ressaltar duas coisas:

1. essa estória do povo dar conselho sem nem ninguém ter pedido é a cara de Berlin.
2. isso me acontece -sem a espuma na boca - pelo menos 5 vezes a cada passeio.


ontem foi o dia mais quente do ano!

quem é que sabe me contar direitinho a fábula do velho, o menino e o burro???

3 comentários:

  1. Bem segue aí uma de várias outras formas que essa fábula é contada. Abraços.


    O VELHO, O MENINO E O BURRO

    Iam um velho, um menino e um burro para a feira, os três andando bem devagar.
    Passaram algumas pessoas e comentaram:

    - Que gente boba!
    Andando tanto, quando podiam ser levados pelo burro!
    O velho, então, montou o menino no burro e foi ele mesmo puxando o cabresto.
    Passaram outras pessoas e disseram:

    - Que absurdo! Um velho tão velho andando e o menino no bem-bom!
    O menino desmontou, o velho subiu e foi conduzindo o burro.
    Outros passaram e disseram:

    - Que horror!
    Um menino tão pequeno andando
    o velho descansando em cima do burro!
    O velho, então, pôs o menino com ele em cima do burro, e lá foram eles para a feira.

    Mas, pessoas que também iam pelo caminho resmungaram:
    - Como tratam mal um burro magro!
    Ter de levar tamanho peso!

    O velho e o menino desceram do burro e
    passaram a carregá-lo nas costas.
    E aí, todos os que passavam riam deles e diziam

    - Mas que burrice! Afinal, para que serve um burro?
    Moral da história:
    QUEM QUER AGRADAR TODO MUNDO NO FIM NÃO AGRADA NINGUÉM.




    UMA PEQUENA VARIAÇÃO...

    O velho, o menino e o burro

    Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade.Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.

    Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos " Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal !".

    Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram...

    Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar " Que absurdo ! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal."

    Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.

    Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram "Que menino preguiçoso ! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha !"

    Diante disto, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.

    Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena " São mesmo uns idiotas ! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte !"

    O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir.

    Então ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas !!!

    Além de divertida, esta fábula mostra que não podemos dedicar atenção irracional para as críticas, pois estas acontecerão sempre, independente da maneira em que procurarmos agir.

    ResponderExcluir
  2. nem monte em FIO nem o leve enganchado no pescoço. Quanto às bruacas faladeiras, não escute ou se morda todo fazendo de conta não escutar garanto que elas se morderão muito mais por não te pertubar.
    Beijim

    ResponderExcluir