sexta-feira, 3 de julho de 2009

entre dois mundos e no mesmo lugar


até duas semanas atrás eu era, como sempre gostei de ser: INVISÍVEL, TRANSPARENTE.
desde que ando com esta miniatura de vaca holandesa presa numa coleira, passei a existir.
de repente todos aqueles vizinhos de rua que nunca nem lhe viram, dão bom-dia - óbviamente ao cachorro e depois a você!
muitas são as estórias e histórias. da mesma forma que a variedade entre extremos de simpatia e completa loucura e neurose multiplicam-se ad infinituum!
hoje finalmente fez um lindo dia de verão, acordei cêdo, levei Fio para fazer sua toillete matinal, voltamos tomamos café, e saí com ele mais uma vez, para fazer treinamento.
estou lhe condicionando desde esta tenra e inocente idade, a à cada esquina de rua automáticamente parar e sentar-se.
fui par um lugar sem muito movimento de gente, para que ele não se distraísse muito.
numa esquina, práticamente no cu do mundo, eu falo para Fio: STOPP, SITZ! (pare, sente!), é claro que ainda não funciona assim 100%. estamos bem no começo... ele nada! eu de novo: STOPP! STOPP!
daí passa um senhor, a idade difícil de se arriscar um palpite, principalmente numa cidade em que muitas pessoas envelhecem muito precocimente pelo abuso de cigarro, álcool e frustração. ele passa por mim, e diz assim como que para com os seus botões "rede deutsch mit ihm!" (fale alemão com ele!).
eu parei de dar respostas a este tipo de situação já há muito tempo, prefiro muito mais me fazer de surdo e de desentendido à caçar brigas como eu geralmente o fazia.
o que mais me chamou atenção: como se diz pare em alemão?
STOPP
STOPP
STOPP
putaquepariu STOPP VERDAMMNOCHMALSCHEISSDRECKSTOPPCARALHO!
ergo: um escurinho (eu): estrangeiro: não sabe falar alemão. gera>> stopp:stop, alemão vira inglês! sacou?!
a cada dia que passa mais convencido: as pessoas estão cada vez mais condicionadas a ver o mundo pré-conceituado! pré-concebido! pré-visto!
observei muito isso na Bahia, conversamos muito Maria Sampaio e eu, sobre o assunto, ela mesmo blogou sobre isso no tempo que eu estava lá na Bahia.
que fenômeno é este que práticamente coloca um par de lentes à frente dos olhos das pessoas? poucos, pouquíssimos têm os olhos livres de pré-conceitos!

définitivamente não é uma questão cultural. este fenômeno é mundial, talvez as difernciações de condicionamento, estas sim sejam culturais/regionais. mas mesmo essas diferenças têm diminuido muito devido ao fenômeno da globalização. o mundo se transforma cada vez mais num sagüão de aeroporto:
impessoal, desconfortável, frio e com esta inigualável camaleônica capacidade de ser

qualquer lugar.





3 comentários:

  1. Fio tem cara de ser uma dilícia de serhumano! (esqueci a raça dele, quero verificar tudo em me livrão novo). Os pré... fio (aqui, fio você) a gente tem mais é de ter pena de quem os tem. Pensemos no lindo que é Fio apresentando você aos seus vizinhos e aí eles nem chit qual é a raça dos cãesinhos a velsar e revelsar. Não adianta, você ainda vira "uma mara" do seu barrio. rá rá rá

    ResponderExcluir
  2. já fui no livrão da promoção. Fio terá pelagem curta e lisa ou será mais longa e áspera?

    ResponderExcluir
  3. "Stop com os Rolling Stones..." lembra dessa música? Bjs Maria

    ResponderExcluir